Jornal – Opinião

 

Criado em 1972 o jornal “Opinião” servia como um canal para queintelectuais e jornalistas de oposição pudessem se manifestar contra o regime. a fórmula do jornal era criar um pequeno grupo de jornalistas,escolhidos entre intelectuais de oposição ao regime e traduções de algumas das mais respeitadas publicações internacionais, como os jornais “Le Monde”, francês, e “Guardian”, inglês, e o “New York Book Review” .

Na redação do “Opinião” havia uma censora,porém,o jornal foi vítima da censura prévia,que obrigava os jornais a mandarem suas matérias para a sede da Polícia Federal no Rio de Janeiro antes mesmo de serem publicadas. As matérias precisavam ser feitas com antecedência e em larga escala.Os jornalistas faziam dois leads,um que era cortado pela ditadura,porém era falso,então,eles utilizavam os verdadeiros em suas publicações.

Em Abril de 1977 foi lançada a última edição do jornal “Opinião” “quando não era possível mais aguentar a censura”, segundo o ex-deputado federal Fernando Gasparian, dono da empresa que publicava o jornal.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s