Jornal Impresso

            A fotografia não somente complementa o texto, como também é um recurso com suas próprias características e essência. A partir do século XX o Brasil começa a aplicar o fotojornalismo no jornal impresso, e ao longo do tempo a melhoria dos recursos e a facilidade em se capturar imagens solidificam as fotografias nas páginas dos jornais. Não era somente uma questão estética, mas um novo jeito de contar os fatos.

            A presença da imagem nos jornais diários causou uma revolução na área, uma vez que a fotografia passava uma sensação de realidade nas matérias e reportagens ali escritas. Ela completa o texto, e muitas vezes, fala mais do que está escrito.

            Como Ricardo Noblat diz em “A arte de fazer um jornal diário” (2008), antigamente “Utilizavam-se fotografias – desde que não tomassem o espaço do texto. Se ameaçassem tomar, sumiam ou tinham o tamanho reduzido. Fotógrafo, quando muito, era uma incômoda dama de companhia do repórter.” Mas isso mudou. Hoje, “o que importa é comunicar bem ao leitor o que se quer comunicar.” Eis então a explicação do novo valor que as fotos têm para os jornais.

            No jornal, as fotografias possuem suas próprias características que as diferem de qualquer outra fotografia, como o fato de terem o acontecimento em si como o principal elemento e por isso serem mais imediatistas. É possível enxergar os fatos como eles realmente aconteceram, analisar as pessoas envolvidas e se aproximar do momento.

            O fotojornalismo nos jornais impressos deve despertar a curiosidade e mostrar o acontecimento por um novo ângulo. Os jornais utilizam este tipo de fotografia como uma de suas formas de comunicação para impactar o público e em muitas vezes se limita a fatos locais e de interesse da população, facilitando a compreensão através das imagens. Segundo o professor de fotografia Paulo Motta, “O leitor pode discordar do texto, já o discurso da foto é feito pela pessoa que a vê. Ninguém discorda de si mesmo.”

Veja abaixo dois exemplos de aplicação do fotojornalismo no jornal impresso diário:

                  Fonte: Jornal do Commercio, 27 de maio de 2007.

                       Fonte: Jornal do Brasil, 25 de abril de 2008.

REFERÊNCIAS

BEZERRA, Emanuelle. Fotojornalismo: a realidade transmitida aos jornais. Disponível em: <http://www.agenciauva.com.br/2008/09/fotojornalismo-a-realidade-transmitida-aos-jornais/&gt; Acesso em: maio de 2011.

FILHO, José Alves. A fotografia de jornal. Disponível em: <http://www.meionorte.com/josealves/a-fotografia-de-jornal-114184.html&gt; Acesso em: maio de 2011.

NOBLAT, Ricardo. A arte de fazer um jornal diário. 2Ed. São Paulo: Contexto, 2008.

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