Televisão

            A aplicação do fotojornalismo na televisão é relativamente algo simples. “A imagem é parte da natureza da TV, e em telejornalismo precisamos casar imagem e informação” (PATERNOSTRO, 1999, p.73). Vera Íris acredita ainda que, definitivamente, “não se faz TV sem imagem” (PATERNOSTRO, 1999, p.76).

            Sabe-se que a TV dará preferência para a imagem em movimento, não é a toa que vemos tantas filmagens realizadas por cinegrafistas amadores. No entanto, não é sempre que temos vídeos na TV (falta de filmagens, baixa qualidade do material etc.), assim, nos resta utilizar a fotografia. Vale ressaltar que são raros os casos que a fotografia aparece na tela. Como já dito, a imagem em movimento é sempre preferencial.

            Para a TV relação imagem e aparição é diretamente proporcional: quanto mais imagem, mais aparição; quanto menos imagem, menos aparição. “Ela (a TV) examina o fato, antes de tudo, à luz da riqueza das imagens que possa oferecer. E da audiência que possa atrair. É por isso que a maioria dos telejornais dedica tanto espaço a notícias sem muita importância, mas que plasticamente são belas. E reduz a poucos segundos, quando simplesmente não ignora, notícias relevantes, mas pobres de imagens, Ou notícias de baixo potencial de audiência”. (NOBLAT, 2008)

            Além do motivo da falta de vídeos, a fotografia também parece na televisão quando esta apresenta melhor o fato, mostra momentos marcantes, fotos 3×4 de uma pessoa física (normalmente criminosos), dentre outros itens.

            Observe abaixo, os momentos em que a foto aparece nos telejornais de três emissoras distintas.

 

     Fonte: Jornal Nacional (TV Globo), 14/02/2011           

Fonte: Brasil Urgente (Band), 23/03/2011

 

    Fonte: RedeTv!News (RedeTv!), 14/02/2011

 REFERÊNCIAS

NOBLAT, Ricardo. A arte de fazer um jornal diário. 2Ed. São Paulo: Contexto, 2008.

PATERNOSTRO, Vera Íris. O texto na TV: manual de telejornalismo. 14 Reimpressão. Rio de Janeiro: Elsevier: 1999. p. 73-76.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s