Entrevista com Roberto Nonato

Nonato acredita na importância da formação jornalística

O âncora do jornal da CBN 2º edição, aponta detalhes que um profissional em jornalismo adquiri apenas em uma Instituição de ensino, como ética, filtragem e edição

Roberto Nonato, 42, jornalista, radialista, também formado em relação internacionais conta para os alunos do 1º semestre de jornalismo da Metodista sua opinião na queda do diploma, e deixa bem claro sua oposição á decisão do Supremo Tribunal Federal.

Possível golpe

Para Nonato a decisão ocorreu devido á avaliações feitas pelos magistrados, “cada magistrado tem a sua cabeça, tem em mente o que ele imagina o que é certo para cada profissão”. O âncora da CBN não interpreta a decisão como um golpe e sim uma falta de discussão na sociedade, para ele o Congresso Nacional deveria trabalhar mais sobre o tema e principalmente em quem propõe as leis para não chegar ao extremo do Supremo ter que decidir o assunto.

Um jornalista bem formado

A instituição de ensino proporciona conhecimentos específicos da profissão, como ética, paradigmas das notícias, suporte, filtragens, edições, entre outros. O profissional sem diploma talvez não teria essa capacidade, afirma Nonato. O profissional pode até ter outra formação mas não teria as qualidades de uma boa escrita da maneira jornalistica e até mesmo uma boa apuração de informações. Segundo Nonato, o jovem jornalista só deve se especializar em algum assunto, depois de conter uma bagagem de conhecimentos em todas as areas, para saber lidar com acontecimentos diversos que podem ocorrer em seu alcance e devido ao instinto jornalístico, apurar a notícia e passar para os meio de comunicação.

Sindicato

Nonato acha que o Sindicato cumpre seu papel, mas não depende somente dessa posição; É fundamental a participação de outros setores, principalmente do Congresso Nacional, o que depende das prioridades dos políticos.

Entrevista na íntegra:

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s