Kevin Carter

Kevin Carter

Em 1994, o prêmio Pulitzer de Fotojornalismo foi ganho com esta fotografia chocante de uma criança sudanesa, que viria a atrair as atenções do mundo para o drama humanitário pelo qual passa o Sudão, e boa parte da África.

            O fotógrafo sul-africano Kevin Carter foi o autor desta fotografia obtida em 1993 em Ayod, um pequeno distrito do estado de Junqali, Sudão, que percorreu o Mundo inteiro: a figura esquelética de uma pequena menina, totalmente desnutrida, vergando-se sobre a terra, esgotada pela fome, prestes a morrer, arrastando-se para um campo alimentar da ONU que distava um quilômetro dali, enquanto em segundo plano a figura negra e expectante de um abutre aguarda a morte da garota.

Menina sudanesa e abutre

            Carter disse que esperou cerca de vinte minutos para que o abutre se fosse embora e, como tal não sucedia, rapidamente tirou a foto, espantou o abutre açoitando-o, e abandonou o local o mais rápido possível. E mesmo com a fotografia sendo mundialmente reconhecida e premiada, o fotógrafo sofreu severas críticas por “abandonar a criança”. Um jornal americano o descreveu como “um homem ajustando suas lentes para captar somente o ângulo correto do sofrimento da menina, podendo também ser considerado um predador, o outro abutre da cena”.

Embora os fotógrafos tivessem um código de conduta rígido que implicava, neste tipo de cenários, nunca se abeirarem das pessoas famintas pela possibilidade de transmissão de doenças, Kevin confessou estar arrependido por não ter ajudado a menina.

Dois meses depois de ter recebido pela foto o Prêmio Pulitzer de 1994, amargurado e castigado pela culpa, e encontrando-se psiquicamente instável, Kevin Carter suicidou-se. Tinha 33 anos.

Fontes:

http://obviousmag.org/archives/2007/11/as_fotografias_4.html

http://www.zimbio.com/Kevin+Carter/articles/3cVcd8UJdiM/Kevin+Carter+Profile+Kevin+Carter+wiki+Kevin

http://www.thisisyesterday.com/ints/KCarter.html

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s