Assessoria de Imprensa

As diferenças entre um fotojornalista de redação e um de assessoria de imprensa são as possibilidades de haver um melhor planejamento das pautas e programação de prazos. Uma outra diferença é que esse tipo de fotojornalismo é voltado diretamente pra fonte e ele deve compreender muito bem a linguagem que o cliente espera que seja veiculada nas redações dos jornais.

O fotojornalismo na assessoria de imprensa pode até ser considerado como uma construção da imagem do cliente, e isso é feito através do uso de técnicas como um enquadramento correto, a perspectiva, o ato de incluir ou excluir elementos da cena, gestos, expressões, etc. Ou seja, um recorte da realidade que passe a mensagem desejada por aquele que o fotojornalista atende. Diferentemente da publicidade, que utiliza recursos computadorizados e estúdios, o fotojornalismo depende muito mais do olhar do fotógrafo e de uma máquina, seja ela com flash ou não.

Mas não podemos confundir o ato de construir a imagem do cliente com a manipulação da realidade. O papel do assessor de imprensa é de auxiliar o cliente através da transmissão de uma informação visual sobre seus serviços e produtos. Cabe a ele promover ações que beneficiem seus clientes e isso também deve ser refletido nas fotos.

REFERÊNCIAS:

A Imagem – “O fotojornalismo na assessoria de imprensa”.  Disponível em: < http://aimagem.wordpress.com/2009/06/04/o-fotojornalismo-na-assessoria-de-imprensa/ > acesso em Maio de 2011.

Fotografia, jornalismo e artes visuais. Disponível em: < http://felipegesteira.com/blog/?tag=assessoria-de-imprensa > acesso em Maio de 2011.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s