Cultural / Política

               Fotografia Cultural

“O fotógrafo tem o poder de capturar almas sem aprisioná-las.” Autor desconhecido.
 

   A fotografia acima é um típico exemplo do fotojornalismo cultural, sua função é chamar a atenção do leitor para a reportagem mesmo antes que ele pense em lê-la. Não tem como foco principal informar, e sim “brincar” com o imaginário das pessoas.

   Normalmente esse tipo de fotografia anuncia exposições, teatros, lugares, shows e cultura em si. A foto placa acima foi usada para divulgação de uma peça de teatro no Centro Cultural São Paulo, um exemplo simples mas que atraiu um bom público que estava curioso sobre o que aconteceria.

                    Fotografia Política

De uma maneira simples o fotojornalismo político serve para comunicar uma intenção quando não podemos colocá-las explicitamente em um texto. Então quando se registra comícios as fotos tem um lado mais técnico; mostrar a multidão, fogos de artifícios, etc. Mas também no dia à dia tem o seu “lado sombrio”.

  Um momento muito procurado por profissionais dessa área normalmente é aquele que vai constranger ou desmoralizar o político. Ou até um momento mais descontraido para tirar o ar de seriedade a política traz por si só.

“Para bom entendedor uma fotografia basta.”

 

Deixe um comentário