O “Telejornalismo de Vanguarda”

Jornal de Vanguarda

A criação do jornalista Fernando Barbosa Lima, o Jornal de Vanguarda, trouxe novidades ao telejornalismo do Brasil ao fazer um jornal dinâmico e transmitir informações em um tom informal.

Em 1962 a estréia do jornal na TV Excelsior, primeiramente batizado de Jornal Excelsior e depois de Jornal de Vanguarda, apresentava o slogan “Um Show de Notícias” e inovava ao trazer vários apresentadores ao invés de um só e contava com um grupo de colunistas de impresso, que era um acontecimento inédito na televisão, como Millor Fernandes, João Saldanha e Stanislaw Ponte Preta.

Com relação às notícias, o jornal rompeu com a linguagem tradicional que os telejornais utilizavam na época e passou a dar notícias em um tom informal. Para chamar a atenção do público existiam personagens como o “Sombra”, de Célio Moreira, que só aparecia de silhueta e dava informações confidenciais em primeira mão.

De 1962 até 1968 o Jornal de Vanguarda passou pela TV Excelsior, TV Tupi, TV Globo, TV Continental e TV Rio. Fernando decidiu tirar o jornal do ar em 1968 quando o Ato Institucional nº5 (AI-5) criado pela ditadura entrou em vigor e as dificuldades criadas pela censura aumentaram.

Em 1963, o Jornal de Vanguarda recebeu o Prêmio Ondas de melhor telejornal do mundo, na Espanha. E em 1988 a Rede Bandeirantes reeditou o jornal, que ficou no ar até o ano seguinte, onde era apresentado apenas como Vanguarda.

Vinheta Jornal de Vanguarda – Rede Bandeirantes 1988

Referências Bibliográficas

PATERNOSTRO, Vera Íris. O texto na TV. Elsevier, Rio de Janeiro, 2006.

REZENDE, Guilherme Jorge. Telejornalismo no Brasil – Um perfil editorial. Summus, São Paulo, 2000.

LAÍGNIER, Pablo; FORTES, Rafael. Introdução à história da comunicação. E-papers, Rio de Janeiro, 2009.

 http://memoriaglobo.globo.com/Memoriaglobo/0,27723,GYN0-5273-236474,00.html
15:41H dia 25/05/2011

Fontes Vídeos

Vinheta Jornal de Vanguarda

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=GW84AFXuqt0

GRUPO 2 – NOTURNO

Deixe um comentário