Infográficos (noturno)

A infografia é uma técnica que visa transmitir uma informação visualmente, combinando texto e imagens. O auge da infografia ocorreu na década de 90, quando houve o surgimento do programa Adobe Illustrator, em 1995.

A revista nacional Superinteressante é, sem dúvidas, a que mais se utiliza dos recursos infográficos. Entre 1994 e 2004, quatro de suas matérias foram ganhadoras do Prêmio Malofiej de Infografia (concedido pela Society of News Design).  Em junho de 1994, o jornalista e doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, Eugênio Bucci, assumiu o cargo de diretor de redação da Superinteressante e percebeu que era importante assimilar texto e imagem e passou a forçar cada vez mais a utilização desse recurso, que diferenciou a Superinteressante das demais revistas.

Superinteressante de Abril de 1995 – p. 16

Superinteressante de Janeiro de 2000- p.33

Antes da década de 90, porém, alguns infográficos já haviam sido utilizados. Em 1869, um infográfico mostrou os principais acontecimentos da marcha de Napoleão Bonaparte sobre Moscou. Infelizmente, no século XIX houve pouco uso de infografia, pois precisava da contratação de um artista-gráfico para fazer os desenhos e, por exigir uma impressão diferenciada, acarretava muitos custos.

No século XX, mas precisamente na década de 20, houve um crescimento no uso de infográficos nas seções de esportes das revistas semanais. O leitor precisava utilizar a imaginação para entender os lances narrados e, por muitas vezes, terminava a leitura sem saber o placar da partida. Com isso, passaram-se a ser utilizados gráficos com representações de gols. Os mais antigos datam o ano de 1906, na Revista do Brasil.

Durante a Segunda Guerra Mundial, a utilização de infográficos foi muito presente. Tentava-se explicar ao leitor como funcionavam as armas , além de representações de bombardeios.

Infográfico mostrando como funcionam as armas de guerra/ Representação de como acontece um bombardeio

Com a inauguração da impressão colorida em jornais, o jornal USA Today passou a utilizar cores nos seus infográficos com a intenção de informar. Essa união ocorreu na parte de previsão do tempo, produzida por George Rorick, onde cores diferentes indicavam os climas diferentes. Essa mudança ocorreu no ano de 1982.

Página de previsão do tempo do jornal USA Today, em 1982.

Referências bibliográficas:
CADENA, Nelson Varón, A infografia nos primórdios da imprensa, 2011. Disponível em:<http://portalimprensa.uol.com.br/colunistas/colunas/2011/01/11/imprensa819.shtml&gt;
Pós Graduação em Produção Multimídia CESUSC, disponível em: <http://grupo3cesusc.wordpress.com/&gt;
RINALDI, Mayara, O uso da infografia no jornalismo científico brasileiro – estudo da revista Superinteressante. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/regionais/sul2007/resumos/R0577-1.pdf&gt;
WIKIPÉDIA, Infografia: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Infografia&gt;

Jornalismo e Lingagem, 2009. Disponível em: <http://www.jorwiki.usp.br/gdmat09/index.php/Infografia&gt;

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s