Interação com outros veículos

Cada vez mais o rádio se transforma e se adapta às novas tecnologias. Atualmente as emissoras não se baseiam apenas na radiotransmissão. Elas utilizam outras plataformas de comunicação, como por exemplo, internet e celular.

A internet é explorada de diversas formas, pois possibilita a convergência entre textos, áudios, fotos e vídeos.  Um exemplo de aplicação dessa nova tecnologia é encontrado no site da Jovem Pan AM.

Fonte: site http://jovempan.uol.com.br

O site tem formato de portal de notícias, o que possibilita escutar os programas, acessar as informações em formato de texto e foto, e visualizar as câmeras instaladas nos estúdios ao vivo. Além disso, possibilita assistir vídeos e interagir com a programação da emissora.

                         Fonte: site http://jovempan.uol.com.br

A Jovem Pan possui dois estúdios de TV. Neles são transmitidos programas com conteúdo produzido especialmente para a internet. Isso demonstra que uma emissora de rádio não produz apenas áudio, mas também imagens e textos corridos. Seria a criação de uma nova plataforma jornalística, a multimídia.

O professor Roberto Joaquim Oliveira, que leciona História de Jornalismos na UMESP – Universidade Metodista de São Paulo, disse que hoje o rádio é o áudio, a TV é a imagem, portanto não falamos mais em um objeto, um aparelho, mas sim no sinal que é recebido.

Fonte: http://jovempan.uol.com.br/aovivo/jponline

Interação com o ouvinte

O modo de participação dos ouvintes acontece de diversas formas: mensagem de texto via celular ou site, e-mail, telefone e redes sociais.

Utilizando essas ferramentas, os ouvintes podem tirar dúvidas sobre a programação, sugerir pautas, dar sugestões e comentários, contribuir com informações sobre o trânsito, entre outras coisas. Dessa forma, atualmente, o ouvinte também participa da construção da notícia.

Fonte: http://jovempan.uol.com.br e  http://www.radiobandeirantes.com.br/faleconosco.asp

O “novo” processo:

Serviços

Mais do que dar as notícias factuais, as rádios também contam com as prestações de serviços que envolvem: previsão do tempo, indicadores econômicos, informações sobre o trânsito, classificados de emprego e resultado das lotéricas.

                 Fonte: http://www.radiobandeirantes.com.br/servicos.asp

Finalizando…

A troca de ideias entre o público e a emissora, seja com a participação na programação ou serviços, é o que caracteriza essa nova fase do radiojornalismo e da produção de informação de um modo geral. É uma etapa multimidiática de transmissão de mensagem, onde não há um caminho único para os dados.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s