Interação com outros veículos

Cada vez mais o rádio se transforma e se adapta às novas tecnologias. Atualmente as emissoras não se baseiam apenas na radiotransmissão. Elas utilizam outras plataformas de comunicação, como por exemplo, internet e celular.

A internet é explorada de diversas formas, pois possibilita a convergência entre textos, áudios, fotos e vídeos.  Um exemplo de aplicação dessa nova tecnologia é encontrado no site da Jovem Pan AM.

Fonte: site http://jovempan.uol.com.br

O site tem formato de portal de notícias, o que possibilita escutar os programas, acessar as informações em formato de texto e foto, e visualizar as câmeras instaladas nos estúdios ao vivo. Além disso, possibilita assistir vídeos e interagir com a programação da emissora.

                         Fonte: site http://jovempan.uol.com.br

A Jovem Pan possui dois estúdios de TV. Neles são transmitidos programas com conteúdo produzido especialmente para a internet. Isso demonstra que uma emissora de rádio não produz apenas áudio, mas também imagens e textos corridos. Seria a criação de uma nova plataforma jornalística, a multimídia.

O professor Roberto Joaquim Oliveira, que leciona História de Jornalismos na UMESP – Universidade Metodista de São Paulo, disse que hoje o rádio é o áudio, a TV é a imagem, portanto não falamos mais em um objeto, um aparelho, mas sim no sinal que é recebido.

Fonte: http://jovempan.uol.com.br/aovivo/jponline

Interação com o ouvinte

O modo de participação dos ouvintes acontece de diversas formas: mensagem de texto via celular ou site, e-mail, telefone e redes sociais.

Utilizando essas ferramentas, os ouvintes podem tirar dúvidas sobre a programação, sugerir pautas, dar sugestões e comentários, contribuir com informações sobre o trânsito, entre outras coisas. Dessa forma, atualmente, o ouvinte também participa da construção da notícia.

Fonte: http://jovempan.uol.com.br e  http://www.radiobandeirantes.com.br/faleconosco.asp

O “novo” processo:

Serviços

Mais do que dar as notícias factuais, as rádios também contam com as prestações de serviços que envolvem: previsão do tempo, indicadores econômicos, informações sobre o trânsito, classificados de emprego e resultado das lotéricas.

                 Fonte: http://www.radiobandeirantes.com.br/servicos.asp

Finalizando…

A troca de ideias entre o público e a emissora, seja com a participação na programação ou serviços, é o que caracteriza essa nova fase do radiojornalismo e da produção de informação de um modo geral. É uma etapa multimidiática de transmissão de mensagem, onde não há um caminho único para os dados.

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