Passo a passo no processo de produção

Fonte: Fernanda Barbosa

Depois de visitarmos algumas das rádios mais conceituadas de São Paulo (CBN e Rádio Globo, Jovem Pan, rádios do Grupo Bandeirantes e a rádio jornalística Transamérica), percebemos que a produção segue um padrão, apesar das diferenças existentes entre as emissoras.
A produção começa antes mesmo de decidir a pauta. Primeiro é necessário avaliar e caracterizar o público para o qual está se dirigindo. No caso da CBN e de rádios jornalísticas, a maior parte do público se encontra nas classes sociais A/B, como mostra o quadro abaixo:

Fonte: Slide CBN, apresentado na palestra do dia 28.04.11

Depois de determinar o público, é preciso direcionar informações mais relevantes para horários em que há um número maior de ouvintes que se interessem pelo tema, para só então pensar na produção da notícia.
A matéria pode vir da diretoria, do próprio repórter, do editor, ou de algum ouvinte, além de serem avaliadas e reapuradas matérias de jornais, revistas, páginas na internet, para depois serem passadas aos espectadores. Para alguns temas existem agendas de eventos, como no caso de  política e esportes, que dependem de eventos e jogos para criar matérias.

No caso da CBN, todas as matérias são avaliadas pelo editor e pelo produtor antes de irem ao ar. Caso essa matéria venha de um ouvinte é necessário apurar para comprovar a veracidade do fato, e só depois transmiti-lo ao ouvinte.

Fonte: Fernanda Barbosa

Na Band News tudo começa pela manhã. A chefe de produção Renata Veneri, produz as pautas e envia e-mails para as produtoras, que por sua vez  buscam entrevistados e marcam a entrevista com um âncora ou repórter.  A edição é feita pelos editores, mas pode ser feita também por quem realiza a entrevista.

Fonte: Fernanda Barbosa

Já na Rádio Sulámerica Trânsito, que também pertence à Band, a produção jornalística começa  com a avaliação do mapa de trânsito que chega de algum órgão público, ou com as informações recebidas pelos os repórteres, que estão espalhados pelos principais pontos de congestionamento, e pelos ouvintes, o que resulta em outro mapa, feito pela própria rádio com as informações  coletadas.

Fonte: Fernanda Barbosa
Na Rádio Jovem Pan os chefes de reportagem distribuem as pautas, ou os repórteres colhem as informações e montam suas próprias matérias e notícias. O redator elabora o texto e o coordenador determina  em qual horário tal notícia será veiculada. 
Fonte: Fernanda Barbosa

Na rádio Transamérica os produtores fazem a pauta com base na internet, recebem  o release (comunicado que é emitido antes da notícia completa) das assessorias de imprensa, e passam para os apresentadores.

Após a geração de conteúdo feita pela equipe de jornalismo da rádio, a equipe técnica entra em ação fazendo as edições, melhorando o sinal de transmissão e formatando o  plano de venda, para facilitar a conquista de patrocinadores pela equipe comercial, depois disso a OPEC organiza e controla a veiculação e o administrativo-financeiro distribui os valores entre as emissoras, emite recibos e controla pagamentos.

Visão da Prática

Todos da área jornalística ficam praticamente 24 horas ligados, inclusive quando estão no ar, ao que acontece no mundo, seja pela TV, internet, jornal ou mesmo pela rádio.

Todas as rádios que visitamos possuem, pelo menos, uma tevê dentro do estúdio de gravação, exibindo canais de noticias ou esporte. Além disso, a maioria dos estúdios tem computadores ligados à redes sociais, onde há uma reposta rápida dos ouvintes.

No estúdio da Transamérica, enquanto o programa Papo de Craque estava no ar, havia um monitor de tevê dentro do estúdio, no canal SPORTV, durante o programa Arena SporTV, e depois no canal Band, durante o  programa Jogo Aberto.

Fonte: Fernanda Barbosa

Enquanto o apresentador falava, o comentarista e o narrador assistiam ao programa, viam os comentários de outros comentaristas e as entrevistas com jogadores. Assim, acrescentavam conteúdo às suas falas. O produtor, por sua vez, ficava “de olho” no twitter e em sites que falam sobre futebol, para captar possíveis furos de reportagem. Além disso, ele fazia as manchetes e às entregava para o apresentador durante o programa.

Na CBN, logo que entramos no estúdio reparamos o montante de jornais que se encontravam sobre do balcão dos locutores (veja a foto).

Fonte: Fernanda Nascimento

Os dois locutores estavam em uma entrevista com o Deputado Aldo Rebelo, sobre o Código Florestal. Após a conversa, o locutor João Carlos Santana passou a reportar notícias, e o locutor Adalberto Piotto ligou para o Deputado para agradecer a participação no programa.

Vídeo:

Durante os comerciais, ambos conversaram conosco e com os outros alunos que visitavam a rádio e, em fração de segundos sem nem ter lido a lauda, Adalberto Piotto começou a transmitir a notícia ao vivo. Depois voltou a conversar conosco naturalmente, como se não tivesse feito nada de mais.

Os repórteres da Jovem Pan atendem aos ouvintes 24 horas por dia, estão “ligados” as notícias reportadas na internet, da televisão e das rádios concorrentes.

O mesmo ocorre com as rádios do Grupo Bandeirantes.

Logo que chegamos, notamos muitas pessoas com os olhos “vidrados” no computador, atrás das últimas notícias.

Ao entrar no estúdio da Rádio Sulamérica Trânsito, vimos que os apresentadores transmitiam notícias de frente para três tevês, sintonizadas em canais que passavam notícias sobre trânsito.

No intervalo um repórter pediu para entrar no ar, pois tinha novas informações sobre o trânsito de São Paulo, assim a locutora atendeu ao seu pedido e, enquanto o ouvia, planejava o fechamento do programa.

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