Robert Capa

Robert Capa

Nomeado como “O grande fotógrafo de guerras”, na verdade Robert Capa odiava guerras. Seu nome verdadeiro era Andre Friedmann, nasceu em Budapeste, capital da Hungria, em 1913. Estudou Ciências Políticas na Alemanha, mas ameaçado pelo regime nazista, se estabeleceu em Paris por volta de 1933.

The Falling Soldier (Soldado Caindo)

Sob o codinome de Robert Capa – passando-se por um fotógrafo americano – suas coberturas sobre a Guerra Civil Espanhola tornaram-se regulares em muitos jornais da época. Uma foto sua (1936) de um soldado ferido, anti-franquista, tornou-se um dos símbolos da guerra e deu ao fotógrafo reconhecimento internacional.

Após sua companheira, Gerda Taro, ser assassinada na Espanha, Capa viajou à China, Itália, França, Alemanha e Israel. Obstinado, tornou-se o mais célebre correspondente de guerra do século XX. Mas Capa não se limitou a criar um modelo e a desempenhar um trabalho exemplar. A sua obra é um manifesto contra a guerra, a injustiça e a opressão. No dia 25 de Maio de 1954 foi fatalmente ferido em Thai-Binh, no Vietnã.

A Medalha de Ouro Robert Capa foi criada em 1955, premia reportagens internacionais “exigentes de excepcionais iniciativas e coragem” publicadas nos Estados Unidos. O seu irmão, Cornell Capa, fundou o Centro de Fotografia Internacional, em Nova Iorque, para preservar a obra de Robert Capa e a tornar acessível ao público.

Fontes:

http://www.magnumphotos.com/C.aspx?VP=XSpecific_MAG.Biography_VPage&AID=2K7O3R14TSPQ

http://oseculoprodigioso.blogspot.com/2006/10/capa-robert-fotografia.html

http://sofaverde.wordpress.com/2007/04/28/paolo-pellegrin-ganha-medalha-robert-capa

http://grandesfotografosdomundo.blogspot.com

http://veja.abril.com.br/210301/p_142.html

Deixe um comentário