Edward Steichen

Edward Steichen

Nascido em Luxemburgo, em 1879, mas radicado nos Estados Unidos. Um dos mais influentes da história, foi um renomado artista, fotógrafo de moda, curador, escritor e inovador técnico.

Foi um defensor da teoria de que a fotografia é uma forma de arte, e liderou (com Alfred Stieglitz) uma revolução estética que permitiu a fotografia ser considerada um meio de interpretação e expressão, e não somente um mero registro de registros visuais. Buscou a interpretação emotiva e impressionista nos seus temas e Blutou para que a fotografia fosse reconhecida como uma manisfestação formal de arte.

Greta Garbo, por Edward Steichen

Fotógrafo autodidata, seu estilo foi definido como Pictorialismo – uma aproximação à pintura, manipulando muitas vezes as fotografias à mão. Tempos depois passou a integrar-se com novos movimentos artísticos da época, e gradualmente abandonou o Pictorialismo em favor da fotografia “direta”, com um forte apelo de mostrar a pureza das imagens.

Comandou a divisão de fotografias das Forças Expedicionárias dos Estados Unidos, e dirigiu o Instituto Naval de Fotografia na Segunda Guerra Mundial. Antes, foi fotógrafo comercial nos anos 20, trabalhando para a Vanity Fair e Vogue (onde registrou fotos memoráveis de Greta Garbo, Charlie Chaplin etc).

Em 1955 preparou a exposição fotográfica “The Family of Man”, que saiu em turnê mundo afora. Morreu em 1973.

Fontes:

http://oseculoprodigioso.blogspot.com/2006/01/steichen-edward-fotografia.html

http://www.infopedia.pt/$pictorialismo

http://www.designboom.com/history/mollinobook.html

Deixe um comentário