JN: O primeiro noticiário nacional

Jornal Nacional

No dia 1º de setembro de 1969, nasce o primeiro jornal televisivo do Rio de Janeiro, a ser transmitido em rede nacional. Criado por Armando Nogueira (Diretor de jornalismo da Globo) e com apresentação de Hilton Gomes e Cid Moreira. O Jornal Nacional começou a ser transmitido com a intenção de competir com o Repórter Esso, apresentado pela TV Tupi na época, assumindo a liderança em alguns anos. Seu nome foi baseado em seu primeiro patrocinador o “Banco Nacional”.

Sua primeira transmissão foi aberta por Hilton Gomes com a frase:O Jornal Nacional, da Rede Globo, um serviço de notícias integrando o Brasil novo, inaugura-se neste momento: imagem e som de todo o país. Seguida pela frase de Cid Moreira: “Dentro de instantes, para vocês, a grande escalada nacional de notícias”, encerrando com “É o Brasil ao vivo aí na sua casa. Boa noite”.

As notícias eram divididas em três partes (local, nacional e internacional), sendo apresentadas utilizando o seguinte critério: começando pelas notícias mais impactantes e finalizando com as “mais leves”. Tinha duração de 15 minutos e era exibido de segunda-feira a sábado ás 19h45.

Hilton Gomes afastou-se do telejornal em 1971, sendo substituído por Sérgio Chapelin, que permaneceu na apresentação do JN junto a Cid Moreira até o ano de 1983, voltando em 1989 após saída de Celso Freitas.

Gloria Maria, em 1977 foi a primeira repórter a entrar no ar, ao vivo. Estreando os novos equipamentos de geração de imagem portátil, cobrindo o transito no Rio de Janeiro.

Em 17 de agosto de 1987, um acontecimento inédito entrou para historia do Jornal, Cid Moreira finaliza o JN prestando homenagem ao poeta e escritor Carlos Drummond de Andrade citando o poema “José” (que vinha acompanhado de uma imagem do poeta no fundo da tela), ao invés do “Boa Noite” diário.

Cid Moreira, em 1996 deixa a apresentação do JN, junto ao também apresentador Sérgio Chapelin, dando a vez a William Bonner e Lilian Witte Fibe. Fátima Bernardes atual apresentadora com William Bonner, só assume a bancada em 1998.

Durante sua trajetória o Jornal Nacional fez grandes coberturas jornalísticas importantes para o jornalismo televisivo. Confira alguns momentos marcantes do jornal:

Primeira Exibição

Morte de Ayrton Senna

11 de Setembro

Homenagem à Tim Lopes

Fontes Texto

Disponível em: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2010/04/confira-historia-do-jn.html

Disponível em: http://memoriaglobo.globo.com/Memoriaglobo/0,27723,GYN0-5273-239077,00.html

Disponível em: http://www.metacafe.com/watch/2081503/jornal_nacional_rede_globo_de_tv_corinthians_x_palmeiras_1997/

Fontes vídeos

11 de Setembro

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=KflUSoIxZc8&feature=related

Homenagem Tim Lopes

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=JwcbrDyivSs

Primeira Edição

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=1aCfTKEQT3Y

Morte Senna

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=lL2Fk1195Is

 

GRUPO 2 – NOTURNO

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s