Quando tudo começou…

Imagens do Dia

O primeiro telejornal exibido na TV brasileira

Imagens do Dia foi o primeiro telejornal a ser exibido no Brasil, teve sua estreia no dia 19 de setembro de 1950, na TV Tupi de São Paulo, um dia após a fundação da TV. Há controvérsias sobre quem teria sido o primeiro apresentador. Maurício Loureira Gama, Ribeiro Filho e Rui Rezende são apontados como possíveis apresentadores.

No Imagens do Dia, era o apresentador que produzia e redigia as notícias. Sua narração era em “off” e um texto em estilo radiofônico, pois naquela época o rádio era o modelo que se tinha. O apresentador apenas lias e comentava as notícias. O noticiário não tinha horário fixo.

Produção do Imagens do Dia

Com a precariedade dos aparelhos utilizados e a inexistência do VT, as notícias eram gravadas com uma pequena câmera cinematográfica da RCA, pelos cinegrafistas Afonso Zimbas e Paulo Salomão. Logo após, eram encaminhadas para Jorge Kurkijian, responsável pela revelação dos filmes no laboratório cinematográfico da emissora.

Rezende reformou a linguagem da notícia jornalística para uma “conversa” entre o apresentador e o telespectador, criando assim uma nova linguagem para o jornalismo, que é utilizada até hoje. Porém, há contradições, pois Maurício Loureiro Gama disse em depoimento que:

No dia seguinte ao primeiro noticioso, Imagens do Dia, na Tupi de São Paulo, em 1950, foi abordado na rua Marconi por uma senhora que reclamou que ele havia sido arrogante, não falara ‘com ela’, sentada diante da televisão fazendo um crochezinho. Aquela senhora já vira televisão, havia morado em Nova York. A partir daí, Loureiro Gama passou a escrever suas notícias como se fossem uma conversa com alguém, ‘uma peça de teatro’. Chateaubriand telefonou para cumprimentá-lo por ser o único que sabia falar na televisão. Com a ajuda de uma telespectadora, Gama tinha descoberto a diferença entre as duas linguagens, a da tevê e a do rádio.

No início das apresentações, os intervalos eram muito grandes, o que não agradava ao público, mas aos poucos isso começou a mudar e a TV definiu padrões de horários em suas programações. Assim, o telespectador começou a associar os horários dos programas.

Imagens do Dia ficou no ar por três anos e foi substituído pelo Telenotícias Panair, um telejornal pontual que também durou pouco tempo. Esse novo telejornal contava com equipe maior e melhores equipamentos.

Referências Bibliográficas:

PATERNOSTRO, Ver Íris. O Texto na TV: Manual de Telejornalismo. Rio de Janeiro: Elsevier, 1999.

http://webmail.faac.unesp.br/~pcampos/Introducao%20ao%20Telejornalismo.htm

17:42H dia 25/05/2011

http://www.rankbrasil.com.br/Recordes/Materias/0Ic/Primeiro_Telejornal_Do_Brasil

18:45H dia 25/05/2011

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/historia-da-televisao/historia-da-televisao-no-brasil-13.php  14:50H dia 26/05/2011

www.tudosobretv.com.br/histortv/tv50.htm  15:30H dia 26/05/2011

Imagens

Disponível em:

http://www.rankbrasil.com.br/Recordes/Materias/0Ic/Primeiro_Telejornal_Do_Brasil

GRUPO 2 – NOTURNO

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s