Militão Augusto de Azevedo

Militão Augusto de Azevedo

Fotógrafo brasileiro nascido em 1837, no Rio de Janeiro. Considerado o pai do fotojornalismo brasileiro, preocupou-se em ter como temática de suas fotos a paisagem urbana – ao contrário da maioria dos outros fotógrafos da época, que se dedicavam a produzir retratos. Um dos seus trabalhos mais importantes como fotógrafo foi o registro das paisagens paulistanas em 1862, que foram utilizadas posteriormente no Álbum Comparativo de Vistas da Cidade de São Paulo, um dos documentos mais importantes que existem sobre a cidade do século XIX, pois registra as localidades e suas mudanças urbanas entre os anos de 1862 e 1887.

Largo do Bexiga, 1860

Seu valor como fotógrafo vem do seu trabalho comprovadamente vasto e documental, são 12.500 retratos produzidas durante seus 25 anos de carreira. Sua visão para fotografar era diferente da de outros profissionais da época, seus retratos denotam a visão crítica de um fotógrafo que vai além do simples ato repetitivo de operador da câmera, ao retratar os mais diferentes tipos humanos de uma sociedade em formação e constituem um documentário único da paisagem urbana de São Paulo da época.

Em 1875 criou seu estúdio fotográfico Photographia Americana. Suas preocupações com o estúdio eram mais produtivas – em querer registrar tudo quanto fosse possível – que financeiras. Por estas características de imagens não ensaiadas é que Militão é considerado o primeiro fotojornalista brasileiro, além dos seus registros frequentes que apontam o crescimento do meio urbano. Faleceu em 1905.

Fontes:

http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=artistas_biografia&cd_verbete=2804&cd_idioma=28555&cd_item=1

http://fosgrafe.com/index.php/o-pai-do-fotojornalismo-brasileiro

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s