Paparazzi

             Paparazzo, no plural paparazzi, é uma palavra proveniente da língua italiana utilizada para designar os repórteres que fotografam pessoas famosas sem o seu consentimento, tornando pública as ações mais ou menos íntimas do seu cotidiano (CORREIA, 1997).

            O nome paparazzo possui várias origens. Uma delas é a analogia com um grande mosquito siciliano, de nome e pronúncia parecida – paparaceo, justamente porque os paparazzi vivem sempre escondidos e prontos para invadir a privacidade alheia, sendo que na maioria das vezes, os famosos ou celebridades é que são os alvos das câmeras.

            Sabendo o que são os paparazzi, surge aqui um grande questionamento: qual a relação entre fotojornalismo e o paparazzo? Qual o limite entre ambos?  

            O paparazzo, contrariamente aos fotojornalistas, fotografam pessoas famosas para vender o produto aos Órgãos de Comunicação Social e, deste modo, fazem o seu estilo de vida profissional, afirma o blog de Comunicação Social Contemporânea.

            Tratando-se de números, o blog “I Love Photos” declara que os paparazzi americanos ganham cerca de 250 dólares por foto de celebridades mais conhecidas e um paparazzo, com uma lista grande de informantes, chega a ganhar 500 mil dólares por ano, cerca de 42 mil por mês.

            Os profissionais em retratar a vida alheia são odiados por uns e idolatrados por outros. Idolatrados principalmente por quem gosta de ler tal assunto e até mesmo pela imprensa que vive de tal negócio (sites, revistas etc. de fofocas). Odiados, na grande maioria, pelas celebridades e pelo público que admira um conteúdo mais pertinente ao mundo que se vive. 

            Portanto, pode-se afirmar que, ambas as profissões possuem a mesma função: fotografar, porém, cada uma com sua finalidade. Paparazzo e fotojornalismo nunca podem se confundir, afinal “a vida particular (…) não deve ser objeto da curiosidade da imprensa” (NOBLAT, 2008), caso contrário, o jornalismo vira entretenimento.

      FONTE: Extraído do Blog Coisas que eu sei. Disponível em: <         http://coisasqueso-eusei.blogspot.com/2010/05/paparazzi.html&gt; Acesso em: maio de 2011.           

                                                                         

 FONTE: Extraído do site Debate Público. Disponível em: <http://debatepublico.com/temas/2010/08/09/profissao-paparazzi/attachment/britney-spears-and-the-paparazzi/&gt; Acesso em: maio de 2011.

             Os paparazzi, muitas vezes, passam por diversas situações para captar o melhor ângulo da foto, o que não difere do fotojornalismo. Veja abaixo um vídeo, que mostra um pouco da vida dos fotojornalistas, a forma e situações que eles vivem para captar o momento da melhor forma possível.

 http://www.youtube.com/watch?v=7xaQXxN0PlE

 REFERÊNCIAS

 CORREIA, Manuel. Vidas Públicas, Vícios Provados. Disponível em: <http://manuelcorreia.paginas.sapo.pt/diana.html&gt; Acesso em: maio de 2011.

LIFE of the Paparazzi. Disponível em: <http://www.ilovephotoblogs.com/life-of-the-paparazzi&gt;. Acesso em: maio de 2011.

NOBLAT, Ricardo. A arte de fazer um jornal diário. 2 Ed. São Paulo: Contexto, 2008.

PAPARAZZI ou Fotojornalistas? Disponível em:  <http://marianacomunicacaosocial.blogspot.com/&gt; Acesso em: maio de 2011.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s