Sebastião Salgado

Sebastião Salgado

Um dos fotojornalistas mais respeitados do mundo. Dedicou-se a fotografar a vida dos deserdados, o que lhe rendeu reconhecimento e muitos prêmios de fotografia pelo mundo. Natural de Aimorés, Minas Gerais, nasceu em 1944. Estudou economia por anos, até que numa viagem que faz a África decide trocar a economia pela fotografia. Cobre vários acontecimentos internacionais, e em 1981 “estoura” no cenário mundial ao ser o único fotógrafo a documentar a tentativa de assassinato do então presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan, o que lhe dá grande destaque internacional.

Menina Sem-Terra

 Paralelamente, passou a dedicar-se a projetos de documentários mais elaborados e pessoais. Viajando pela América Latina durante sete anos (1977-84), capturou imagens de diferentes culturas da população rural e da resistência dos índios e seus descendentes no México e no Brasil. Nos anos 80, trabalhou com o grupo francês Médicos Sem Fronteiras durante a seca na região do Sahel, na África. Na viagem produziu Sahel: O Homem em Pânico (1986), um documento sobre a dignidade e a perseverança de pessoas nas mais extremas condições. Entre 1986 e 1992, fez Trabalhadores (1993), um documentário fotográfico sobre o fim do trabalho manual em grande escala em 26 países. Em seguida, produziu Terra: Luta dos Sem-Terra (1997), sobre a luta pela terra no Brasil, e Êxodos e Crianças (2000), retratando a vida de retirantes, refugiados e migrantes de 41 países.

Fotógrafo reconhecido internacionalmente e adepto da tradição da “fotografia engajada”, Sebastião Salgado recebeu praticamente todos os principais prêmios de fotografia do mundo como reconhecimento por seu trabalho. Em 1994 fundou sua própria agência de notícias, a Imagens da Amazônia, que representa o fotógrafo e seu trabalho.

Fontes:

http://oseculoprodigioso.blogspot.com/2005/12/salgado-sebastio-fotografia.html

http://www.girafamania.com.br/montagem/fotografo-sebastiao-salgado.html

http://poesiageral.blogspot.com/2010/10/sim-e-nao-fotografia-de-sebastiao.html

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s