O fotojornalismo começa a se destacar nas revistas por volta dos meados do século XX. Naquela época muitos fotógrafos acreditavam que deviam sair de seus estúdios e fotografar as vidas das pessoas. Esses fotógrafos continham pouca notícia, mas faziam muitas retratações das vidas das pessoas.
As editoras perceberam o grande mercado que o fotojornalismo tinha, e planejaram novas publicações que enfatizariam esse tipo de jornalismo. Muitas revistas foram desenhadas com um formato maior do que o regular, ideal para as fotos. A principal revista fotojornalistica foi a Life, criada em 23 de Novembro de 1936 e no Brasil a revista O Cruzeiro, que começou a ser publicada em 10 de novembro de 1928 pelos Diários Associados de Assis Chateaubriand.
Life e outras revistas se beneficiaram com o trabalho de muitos fotógrafos da época. Esses fotógrafos desenvolveram uma visão distinta do que eles buscavam fazer com a câmera e um estilo distinto nas histórias que contavam.
Na “era dourada ” do fotojornalismo, outras revistas como Picture Post, Paris Match , Arbeiter-Illustrierte-Zeitung, Berliner Zeitung Illustrierte, Look, Sports Illustrated construíram parte importante de suas reputações atráves do uso de fotografia e fotógrafos como Robert Capa, Alfred Eisenstaedt, Margaret Bourke-White e W. Eugene Smith.
A Life teve como inspiração as revistas alemãs que já haviam implantado o uso da fotografia em suas edições desde o começo dos anos 30. Revistas francesas como a Vu, também foram de vital importância para influenciar os criadores da Life. Além disso, alguns dos melhores fotógrafos alemãos foram contratados pelas nova revista, melhorando ainda mais a sua qualidade.
Segundo Roland Barthes, a fotografia é uma mensagem constituída pela fonte emissora, no caso das revistas, a fotografia tem o papel de intertextualizar, de completar informações e de chamar a atenção dos leitores, que muitas vezes fogem das pequeninas letras dos jornais e das diversas páginas que assustam pela densidade de informação.
Abaixo dois exemplos de aplicaçãoem revista. O da esquerda a foto aparece na parte interna da revista e o da direita na capa, chamando a atenção do leitor:
Fonte: Revista Época- 11 de Março de 2011.
Fonte: Revista Veja – 12 de Março de 2011
A fotografia é a relação da imagem fotográfica com o texto escrito, sendo que nas revistas, as imagens têm mais importância e ocupam mais espaço que os textos.
Mesmo com o surgimento da ilustração nas revistas, a fotografia não deixou de ser independente de uma série de normas formais e conceituais usadas para determinar o seu posicionamento em relação às outras imagens e ao texto. Juntamente com as fotos, há de ser levado em conta os textos que as acompanham (legenda, manchete, matéria), a diagramação, outros elementos da página como infográficos, símbolos e até outras fotos.
REFERÊNCIAS:
HOME do site Foto8. Disponível em: <http://www.foto8.com/new/> Acesso em: maio de 2011.
MAGAZINES and Photojournalism’s Golden Age. Disponível em: <http://www.jprof.com/magazines/05goldagephotog.html> Acesso em: maio de 2011.