Revista

            O fotojornalismo começa a se destacar nas revistas por volta dos meados do século XX. Naquela época muitos fotógrafos acreditavam que deviam sair de seus estúdios e fotografar as vidas das pessoas. Esses fotógrafos continham pouca notícia, mas faziam muitas retratações das vidas das pessoas.

            As editoras perceberam o grande mercado que o fotojornalismo tinha, e planejaram novas publicações que enfatizariam esse tipo de jornalismo. Muitas revistas foram desenhadas com um formato maior do que o regular, ideal para as fotos. A principal revista fotojornalistica foi a Life, criada em 23 de Novembro de 1936 e no Brasil a revista O Cruzeiro, que começou a ser publicada em 10 de novembro de 1928 pelos Diários Associados de Assis Chateaubriand.

            Life e outras revistas se beneficiaram com o trabalho de muitos fotógrafos da época. Esses fotógrafos desenvolveram uma visão distinta do que eles buscavam fazer com a câmera e um estilo distinto nas histórias que contavam.  

            Na “era dourada ” do fotojornalismo, outras revistas como Picture Post, Paris Match , Arbeiter-Illustrierte-Zeitung, Berliner Zeitung Illustrierte, Look, Sports Illustrated  construíram parte importante de suas reputações atráves do uso de fotografia e fotógrafos como Robert Capa, Alfred Eisenstaedt, Margaret Bourke-White e W. Eugene Smith.

            A Life teve como inspiração as revistas alemãs que já haviam implantado o uso da fotografia em suas edições desde o começo dos anos 30. Revistas francesas como a Vu, também foram de vital importância para influenciar os criadores da Life. Além disso, alguns dos melhores fotógrafos alemãos foram contratados pelas nova revista, melhorando ainda mais a sua qualidade.

             Segundo Roland Barthes, a fotografia é uma mensagem constituída pela fonte emissora, no caso das revistas, a fotografia tem o papel de intertextualizar, de completar informações e de chamar a atenção dos leitores, que muitas vezes fogem das pequeninas letras dos jornais e das diversas páginas que assustam pela densidade de informação.

              Abaixo dois exemplos de aplicaçãoem revista. O da esquerda a foto aparece na parte interna da revista e o da direita na capa, chamando a atenção do leitor:

 

                      Fonte: Revista Época- 11 de Março de 2011.   

                       Fonte: Revista Veja – 12 de Março de 2011

            A fotografia é a relação da imagem fotográfica com o texto escrito, sendo que nas revistas, as imagens têm mais importância e ocupam mais espaço que os textos.

            Mesmo com o surgimento da ilustração nas revistas, a fotografia não deixou de ser independente de uma série de normas formais e conceituais usadas para determinar o seu posicionamento em relação às outras imagens e ao texto. Juntamente com as fotos, há de ser levado em conta os textos que as acompanham (legenda, manchete, matéria), a diagramação, outros elementos da página como infográficos, símbolos e até outras fotos.

REFERÊNCIAS:

HOME do site Foto8. Disponível em: <http://www.foto8.com/new/&gt; Acesso em: maio de 2011.

MAGAZINES and Photojournalism’s Golden Age. Disponível em: <http://www.jprof.com/magazines/05goldagephotog.html&gt; Acesso em: maio de 2011.

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