Parte 4

Parte 4

Ainda na década de 90, o Brasil assistiria um momento inédito no seu esporte. Após a tristeza de morte de Airton Senna e a alegria da copa de 94, o Brasil veria surgir um novo ídolo em um esporte nada comum. Seu nome: Gustavo Kuerten, o Guga. Guga seria o primeiro tenista brasileiro a atingir o topo do Ranking da Associação internacional de Tênis, e a foto abaixo, retirada dos acervos da revista Veja, mostra o então jovem vencendo a semi-final do Torneio de Rolland Garros.

A década virou e entrou o novo milênio. Com a chegada do século XXI a fotografia passava a ser digital e os momentos marcados em uma definição ainda melhor. Os momentos de maior destaque porém, nem sempre seriam bons.

No dia 11 de setembro de 2001, o grupo fundamentalista islâmicos Al-Qaeda comenteria o maior atentado terrorista da história. Seqüestrando dois aviões, os fundamentalistas os arremessaram contra o World Trade Center, duas torres gêmeas no coração de Nova York e símbolo do poder econômico americano.

Ainda que chocantes e tristes, as imagens do momento entraram para a história.

Algum tempo depois porém, o mundo assistia ao desfecho de uma história que até então parecia possível apenasem livros. No dia primeiro de janeiro de 2003, o ex-metalúrgico e semi-analfabeto Luis Inácio “Lula” da Silva, assumia a presidência da república. O momento, fotografado por incontáveis jornalistas, encontrou nas lentes do repórter da Agência Estado, Roberto Castro, uma de suas melhores representações.

Roberto Castro, 2003

Para a última foto de nosso post, selecionamos uma imagem recente. Ainda não é possível entender os resultados do evento relacionado a ela, mas já é sem dúvida um dos momentos históricos mais vibrantes nos últimos 20 anos. A foto, da AFP, mostra jovens, crianças e adultos comemorando a queda do então ditador egípcio Hosny Mubarak.

Selecionamos essa foto por último para encerrar a série com uma imagem de esperança, em que um povo reprimido durante anos conseguiu sua liberdade por meio de sua própria voz.

AFP

 

 

 

Fontes:

 

 

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s