Editora executiva do portal IG, responsável pela editoria Brasil, Mariana Castro, conta como é feito o conteúdo para a web, dos impactos das redes sociais e das ferramentas disponíveis no mundo digital.
A diferença na produção de conteúdo para a web é questionada pela facilidade que a internet possui no que se diz ao encontro de informações. Nesta entrevista, Mariana quebra alguns mitos na visão de produção do web jornalismo. “Para a produção do bom jornalismo os critérios são basicamente os mesmos em todos os veículos”, diz Mariana.
A interatividade é a principal característica que difere a produção digital das outras mídias, conta Mariana. “Na internet reúne-se todas as formas de veicular a informação, áudio, texto, vídeo, foto e infográfico. Tudo isso no mesmo ambiente”.
Segundo Mariana, o processo de apuração, busca de boas histórias e fontes não é esquecido na produção digital. “A equipe é composta por editores, repórteres de rua, e trabalhamos com agência de notícias”, conta ela. E ao contrário do que muitos pensam, toda notícia é analisada, revisada e editada antes de ir para a web.
No formato antigo da página “Último Segundo” onde as notícias são atualizadas instantaneamente, o trabalho das agências tinha uma presença fundamental. Hoje a proposta é produção do próprio conteúdo investindo na mão de obra interna. Ela conta que há um ano e meio o site contratou cerca de 80 jornalistas e 20 web designers para investir nesse projeto de produção que ela mesmo define como “o bom jornalismo de qualidade, de contéudo”.
REDES SOCIAIS
Ao ser questionada sobre o papel das redes sociais nos portais da internet, a editora executiva acredita que as redes amplificam o alcance das coberturas, e cita o recurso “recomendar” do Facebook, em que os amigos de quem recomendou a notícia tem a possibilidade de acessá-la, como uma forma de dar visibilidade a notícia.
De acordo com Mariana, a rede social é também uma boa forma de encontrar fontes. “No caso do Terremoto do Japão conseguimos várias fontes através do Facebook e Twitter”.
RECURSOS
O mapeamento de audiência exerce a função de um termômetro para o material publicado, em que o Web Jornalista consegue saber a quantidade de acessos de determinada notícia.
Mariana afirma que o recurso de comentários nas notícias é aproveitado pelo profissional da web para captar novas fontes e produzir reportagens. “Já fizemos matérias a partir de comentários dos leitores. A gente vai atrás da fonte que comentou, checa”, diz a editora executiva.
Ela conclui que na internet os leitores são mais “críticos” e com a maior quantidade de informação a web torna-se um ambiente de discussão. Quanto à produção, Mariana declara que “a única certeza é que você terá um imprevisto”.