Folha de S. Paulo – década de 70 (noturno)

  Foi nessa década, mais precisamente no ano de 1975 que a “Folha De São Paulo” iniciou sua transformação, saindo da sombra do “Estado De São Paulo” e deixando de ser um jornal irrelevante para se tornar um dos maiores do país.
 O principal responsável pela mudança foi o jornalista Cláudio Abramo, que convenceu o dono do jornal, Octavio Frias Filho, de que o jornal tinha que trazer mais opinião, só assim ganharia influencia e geraria dinheiro.

Cláudio Abramo (1923 – 1987)

Frias resolveu apostar na idéia. A reforma basicamente consistia em tornar a “Folha De São Paulo” num jornal mais opinativo, debater assuntos quentes que estavam na boca do povo, e como alguns jornalistas gostam de dizer “celebrar a pluralidade”.
A página 2 passou a ter editoriais e artigos opinativos, a página 3 trazia a seção “Tendências/Debates”, e aos domingos havia uma coluna dominical nominada “Jornal dos Jornais”, assinada pelo jornalista e escritor Alberto Dines. Nessa coluna ele fazia uma analise critica da mídia.

– Abaixo, uma edição da “Folha De São Paulo” do dia 22 de Junho de 1976. Já com a dobradinha da página 2 formada por artigos e editoriais, e a página 3 com o painel “Tendências/Debates” e a seção “A Palavra Do Leitor”, onde os leitores podiam enviar cartas e ter suas opiniões publicadas no jornal.

Referências Bibliográficas:
SILVA, Rafael Souza, Diagramação O Planejamento Visual Gráfico Na Comunicação Impressa, Summus Editorial, 1985.
PIVETTI, Michaella, Planejamento E Representação Gráfica No Jornal Impresso, Dissertação de Mestrado, 2006.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s