Cásper Líbero

História da criação da primeira faculdade de jornalismo na América Latina, a Cásper Líbero.

Advogado, jornalista e empresário, Cásper Líbero marcou história ao inovar o jornal A Gazeta, criando temas pouco abordados na época, como Página Feminina, A Gazeta Infantil (popular Gazetinha) e Gazeta Esportiva.

As inovações no jornal trouxeram a necessidade de profissionais qualificados, e atendendo a pedidos de Cásper Líbero, que dedicou parte de seu testamento em reunir parte de seu patrimônio para “criar e manter uma escola de jornalismo e ensinamentos de humanidades (…), em curso de grandes proporções” foi criada a Escola de Jornalismo Cásper Líbero e concretizou-se como pioneira no curso de Jornalismo.

Em 1939, Cásper Líbero já inaugurara o Palácio da Imprensa, o primeiro edifício brasileiro dedicado a um jornal. A Escola de Jornalismo Cásper Líbero foi inaugurada em 16 de maio de 1947, em São Paulo, oferecendo o primeiro curso de Jornalismo da América Latina.

O local da Escola de Jornalismo foi mudado em 1967, quando transferida para a Avenida Paulista. Em 1972, tornou-se a Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, a partir dali com os cursos de Publicidade e Propaganda e Relações Publicas. Em 2002, foi adicionado o curso de Rádio e TV.

Hoje, o complexo Casper Libero gerencia os sites A Gazeta Esportiva.Net, FCL Net, a Rádio
Gazeta, a TV Gazeta, o Jornal Cidadania, o Teatro Gazeta, as agências de notícia Gazeta
Press e Gazeta Esportiva. A fundação Cásper Líbero também organiza a Prova Ciclística Nove de Julho e a São Silvestre, trazida ao Brasil pelo jornalista.

Deixe um comentário