Muito além do papel e da tinta

Os meios de comunicação acompanham a expansão do fluxo de informações e as novas tecnologias. Isto pode ser percebido ao notarmos como a impressa modificou-se com as evoluções na maneira de produzir o jornal impresso e com o surgimento do rádio e da TV.

Não poderia ser diferente com a chegada, e principalmente popularização, da Internet, afinal hoje já estamos acostumados com o ciberespaço, cada vez mais interativo, sedutor e acessível.

O jornalismo digital representa uma revolução no modelo de produção e distribuição das notícias. Estas são publicadas e atualizadas 24 horas por dia e instantaneamente na forma de textos, gráficos, imagens, animações, áudio e vídeo, recursos multimídia que ampliam as possibilidades de informar em relação à mídia impressa. Além disso, o webjornalismo não possui limites de espaço, pode alcançar internautas do mundo inteiro, permite maior interatividade com o leitor, além de apresentar recursos especiais como links e consultas a edições passadas.

Essa flexibilidade e facilidade está mudando a forma como as pessoas obtêm as notícias. É o que mostra os dados do recente estudo realizado pelo Pew Project for Excellence in Journalism (Projeto Pew para a Excelência em Jornalismo) , noticiado pelo site Mashable.

Fonte: Mashable

De acordo com a pesquisa, a Internet é o segundo meio de comunicação mais utilizado pelas pessoas para se informar, perde apenas para a televisão, mas ultrapassa o jornal impresso. Diante disso, pode-se concluir que os leitores estão migrando para a plataforma digital.

&

&

Muito antes da popularização da Internet já se falava em ler jornais no computador. O vídeo a seguir (em inglês) mostra o que havia de mais moderno e o futuro do jornalismo online em 1981. 

 
 

Deixe um comentário