Web/Internet

A partir do século XXI, com o “boom” da internet, os jornais on-line apresentam novas características para a utilização da fotografia jornalística, como seqüências de imagens conciliadas com som e comentários a respeito da situação que está sendo tratada.

A interatividade é um dos pontos altos do fotojornalismo na web. Infografias digitais, por exemplo, agregam textos, gráficos, áudios, fotos e vídeos oferecendo novos pontos de vista para o leitor que passa a interagir cada vez mais com o jornal.

A internet faz do fotojornalismo algo mais dinâmico e interessante para o público. As pessoas tem pela primeira vez a oportunidade de participar da edição das matérias encaminhando fotos que elas próprisas tiraram. O reporter, então, deixa de ser o único responsável pelas fotos que acompanham o texto.

O avanço da tecnologia das cameras digitais e a ausência de limite de espaço permitem uma atualização quase que em tempo real de não apenas uma imagem, mas de quantas forem necessárias. O leitor tem a possibilidade de ver as imagens em diferentes formatos, arquivar, copiar, e até mesmo enviar para outras pessoas.

Fonte: Jornal paquistanês Dawn

O vídeo abaixo trás algumas informações sobre as mudanças que as tecnologia digital provocou no fotojornalismo. Confira:

http://www.youtube.com/watch?v=rJg86V5dq-4

REFERÊNCIAS:

Fotojornalismo na internet: interatividade x imediaticidade. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/regionais/sul2008/resumos/R10-0169-1.pdf&gt; Acesso em: maio de 2011.

A Imagem na Web: Fotojornalismo e Internet. Disponível em: <http://www.bocc.ubi.pt/pag/felz-jorge-imagem-web-fotojornalismo-internet.pdf&gt; Acesso em: maio de 2011.

Estágios de desenvolvimento do fotojornalismo na internet. Disponível em: <http://http://www.ftc.br/dialogos/upload/03-09-2007_18-12-26_ESTÁGIOS%20DE%20DESENVOLVIMENTO%20DO%20FOTOJORNALISMO%20NA%20INTERNET.pdf&gt; Acesso em: maio de 2011

Deixe um comentário