Prêmios

            Após registrar os fatos e os momentos mais importantes de nossa vida, os fotojornalistas merecem ser reconhecidos. É necessário valorizar o trabalho dos mesmos, dando mérito aos profissionais de fotografia.

            Na maioria das vezes, quem realiza as premiações são empresas privadas, dentre elas: Esso, SEBRAE, Gazeta, ValorSul, New Holland, dentre muitas outras.

            É perceptível também que há no ramo jornalístico premiações que não possuem uma categoria para a fotografia. Além disso, a premiação para a categoria fotojornalismo varia muito em cada prêmio. Desta forma, destacamos três deles: Prêmio SEBRAE de Jornalismo (Menções Honrosas ao fotojornalismo), Prêmio ESSO de Jornalismo (Dando uma categoria exclusiva à fotografia) e o Prêmio New Holland de Fotojornalismo (uma premiação dedicada somente a reconhecer os trabalhos de diversos fotógrafos).

PRÊMIO SEBRAE DE JORNALISMO

            O Prêmio SEBRAE de Jornalismo é uma iniciativa do SEBRAE com realização da revista IMPRENSA.

            Segundo o hotsite da premiação, “o objetivo do prêmio é reconhecer trabalhos veiculados na imprensa de todo país relativos ao ambiente das micro e pequenas empresas no Brasil”.

            O regulamento do Prêmio SEBRAE explica: a premiação ocorre da seguinte forma: primeiramente são escolhidos os melhores trabalhos em nível regional, cada um em sua categoria (Jornalismo Impresso, Webjornalismo, Telejornalismo, Radiojornalismo, portanto, cada categoria da premiação terá 5 regiões brasileiras.Esses vencedores regionais já podem ser considerados os grande finalistas.

         Após essa seleção, o prêmio SEBRAE avança para sua 2ª fase do julgamento, formada por um júri nacional, que decidirá os vencedores nacionais de cada categoria, além do vencedor do Prêmio Especial do Júri, do Grande Prêmio SEBRAE de Jornalismo e das Menções Honrosas de Fotojornalismo e Repórter Cinematográfico.

            Para saber mais informações e conhecer os vencedores acesse:

http://portalimprensa.uol.com.br/premiosebrae/2edicao/noticias_2010.05.12.asp

 

Fonte: Hotsite da Premiação

PRÊMIO ESSO DE JORNALISMO

            O Prêmio Esso de Jornalismo, segundo o hotsite (http://www.premioesso.com.br/site/historia/index.aspx) é considerado o mais importante e tradicional programa de reconhecimento de mérito dos profissionais de imprensa do Brasil e é também uma das mais antigas premiações (56 anos de existência ininterrupta).

            A premiação é dividida em diversas categorias, que são julgadas anualmente, segundo avaliação de comissões de julgamento integradas exclusivamente por jornalistas renomados ou profissionais de comunicação. 1

            As principais categorias são o próprio prêmio Esso, telejornalismo, reportagem e fotografia, porém a premiação possui ainda diversas categorias.

            Para saber mais informações e conhecer os vencedores da principal premiação aos jornalistas acesse:

http://www.premioesso.com.br/site/noticias/release_2010_03.aspx

  

Mauro Ventura, jornalista do O Globo, recebendo o Prêmio Esso Regional 3 (Sudeste), ano de 2008.

 Fonte: Site do jornal O Globo. Disponível em  <http://oglobo.globo.com/rio/mat/2008/12/09/o_globo_conquista_dois_premios_esso-586927727.asp&gt; Acesso em maio de 2011.

 

PRÊMIO NEW HOLLAND DE FOTOJORNALISMO

            Segundo o site oficial da premiação, o Prêmio New Holland de Fotojornalismo é um projeto cultural internacional promovido pela New Holland com apoio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura do Brasil. O objetivo é selecionar, por meio de um concurso realizado nos quatro países participantes (Paraguai, Uruguai, Brasil e Argentina), um conjunto de 40 fotografias que farão parte de uma exposição itinerante que levará o trabalho de fotojornalistas a municípios fora dos roteiros culturais tradicionais.

            Para participar do Prêmio New Holland, o fotojornalista deve ser de veículo impresso e tem como tema a agricultura produzida. A premiação também coloca um período para a realização da fotografia, normalmente de 2 meses.

            O regulamento ainda cita diversos itens que a foto deve possui, dente eles: sua contribuição para a valorização da atividade agrícola no Brasil, Argentina, Paraguai e/ou Uruguai, a capacidade de sintetizar essa atividade através da imagem e do senso estético, dentre outros itens.

            O concurso premia duas categorias: Campo e Tecnologia e o critério para seleção e julgamento das imagens leva em consideração enquadramento, beleza estética, contextualização, originalidade e capacidade de revelar a importância das novas tecnologias na agricultura. Vale ressaltar que a cada ano a premiação possui alguma modificação, porém a estrutura é basicamente esta.

            Para saber mais desta premiação acesse: http://www.premionewholland.com.br/index.php

 

FONTE: Divulgação retirada do Hotsite da premiação

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s