Colorida II – Brasil

Fonte: Reprodução Folha de S. Paulo

Publicada pelo jornal “Folha de S.Paulo”, em1990, afoto se refere a um grande momento para a história brasileira.

O site da Folha (http://www1.folha.uol.com.br/folha/especial/2002/eleicoes/historia-1990.shtml) conta em detalhes: 

“Nos primeiros 15 dias de mandato, Collor lançou um pacote econômico, que levou seu nome bloqueou o dinheiro depositado nos bancos (poupança e contas correntes) de pessoas físicas e jurídicas (confisco). Entre as primeiras medidas para a economia havia uma reforma administrativa que extinguiu órgãos e empresas estatais e promoveu as primeiras privatizações, abertura do mercado brasileiro às importações, congelamento de preços e pré-fixação dos salários.
Embora inicialmente tenha reduzido a inflação, o plano trouxe a maior recessão da história brasileira, resultando no aumento do desemprego e nas quebras de empresas. Aliado ao plano, o presidente imprimia uma série de atitudes características de sua personalidade, que ficou conhecida como o “jeito Collor de governar”.

Aprovado por 16 votos a 5, o relatório final da CPI constatou também que as contas de Collor e PC não foram incluídas no confisco de 1990. Foi pedido o impeachment do presidente.
Em agosto, durante os trabalhos da CPI, a população brasileira começou a sair às ruas para pedir o impeachment. Com cada vez mais adeptos, os protestos tiveram como protagonista a juventude, que pintava no rosto “Fora Collor”, com um ele verde e o outro amarelo, e “Impeachment Já” _foi o movimento dos “caras-pintadas”.
Em votação aberta, após tentativa de manobra do presidente para uma sessão secreta, os deputados votaram pela abertura de processo de impeachment de Collor. Foram 441 votos a favor (eram necessários 336), 38 contra, 23 ausências e uma abstenção.
Collor renunciou ao cargo, mas com o processo já aberto, teve seus direitos políticos cassados por oito anos, até2000”.

REFERÊNCIA

– O Primeiro Impeachment. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/folha/especial/2002/eleicoes/historia-1990.shtml&gt; Acesso em: maio de 2011.

Deixe um comentário